Agustín Grijalva Jiménez é Ph.D em Ciência Política, pela Universidade de Pittsburgh (EUA). Mestre em Ciência Política pela University of Kansas, Estados Unidos da América. Possui especialização em Estudos Latino-Americanos pela University of Pittsburgh (EUA). É advogado e formado em Ciências Jurídicas pela Pontificia Universidad Católica del Ecuador e estudou Ciências Humanas na Pontificia Universidad Católica del Ecuador.
D.Desde 2011 é Membro do Conselho de Educação Superior do Equador (CES), eleito por concurso de mérito e oposição. Atua como professor do doutorado em Direito da Universidad Andina, na disciplina de Interpretação Constitucional. Na mesma Universidade tem sido Coordenador do Curso de Especialização em Direito Constitucional. Coordenador do Mestrado Internacional em Direito. Docente do Curso de Especialização em Direitos Humanos. Ele ministrou cursos de pós-graduação em outras universidades, como a Universidade de Cuenca, a Universidade de Azuay, a Universidade do Espírito Santo, a Universidade Nacional de Loja e a FLACSO-Equador. Foi professor de Interpretação Constitucional na Universidad Andina Simón Bolívar Sedes em La Paz e Sucre e professor de Direitos Sociais na Universidade de Manizales.
Possui múltiplas publicações de livros e artigos no Equador, Estados Unidos, Colômbia, Brasil, Peru e México. Suas publicações incluem "Estado, Direito e Economia" (National Publishing Corporation, Quito, 2013; coed. ); "Justiça Indígena, Plurinacionalidade e Interculturalidade no Equador" (Editorial Abya Yala, Quito, 2012; coed. ); "Constitucionalismo no Equador" (Tribunal Constitucional de Transição, Quito, 2011) "Tribunais e Partidos Políticos" (VDM Verlag, 2010) "A Nova Constituição do Equador: Estado, Direito e Instituições" (National Publishing Corporation - Universidad Andina, 2008; coed . ) “Desafios Constitucionais: A Constituição de 2008 em Perspectiva” (Ministério da Justiça, Quito, 2008; coed. coaut.) “Intellectual Property Issues” (National Publishing Corporation, Quito, 2007; coaut. )
Sua obra " Eleições e Representação Política" conquistou o primeiro lugar como melhor trabalho em Ciência Política e História, do prêmio José Mejía Lequerica, da Prefeitura de Quito. Também obteve uma Menção Honrosa no Prêmio José María Velasco Ibarra da Prefeitura de Quito, pelos melhores trabalhos em Direito Público, pela edição com Santiago Andrade e Claudia Sorini da obra “A Nova Constituição do Equador”. Foi beneficiário por duas vezes de bolsas de pesquisa do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Pittsburgh (EUA).
http://agustingrijalva.com/